Simplificando o ensino do relevo do Brasil com Mapcards


Mapcards ajuda na compreensão dos diferentes arranjos da organização espacial do relevo




Mapcards o que são?


É dito que uma imagem vale mais que mil palavras. Está muito mais que comprovado pela teoria e pela prática o poder de fixação que as figuras têm no aprendizado desde a fase infantil até a adulta. Nem sempre aparatos tecnológicos estão disponíveis para uso em sala de aula, embora se saiba o quanto são importantes e quebram aquele galho para os professores! É nesse contexto que entram os “Mapcards”.


Mapcards são nada mais nada menos que cartões digitais de representações espaciais que auxiliam no aprendizado e memorização da organização do espaço geográfico. É um método que funciona através da repetição, associação e nominação, proporcionando uma aprendizagem rápida, divertida e fluida. Experimente grátis o Mapcards e veja como ele pode tornar sua vida mais fácil e sua aula mais dinâmica!



Os Mapcards no ensino do relevo



O ensino do relevo em sala de aula é uma atividade complexa devido às várias escalas de organização do modelado terrestre. Geralmente, às atividades se limitam ao estudo das formas básicas do relevo.


No entanto, é de suma importância que o aluno tenha ciência que a organização espacial do relevo respeita uma ordem de grandeza espacial conhecida como taxonomia geomorfológica. Baseado nesses preceitos, desenvolvemos os Mapcards para o ensino da organização espacial do relevo brasileiro de uma forma diferente e divertida. Os Mapcards que compõem o tema relevo são:


1. Mapcards Domínios Morfoestruturais: Disponível nos níveis nacional e estadual, apresenta a distribuição espacial do arcabouço geológico marcado pela natureza das rochas e pela tectônica que atua sobre elas. Ex: bacias sedimentares, cinturões móveis remobilizados ou não, plataformas e crátons, de idades geológicas distintas.


Mapcard Bacias e Coberturas Sedimentares Fanerozóicas do Brasil.


2. Mapcards Compartimentos do Relevo: Disponível nos níveis nacional e estadual, apresenta a distribuição espacial dos arranjos de formas altimétrica e fisionomicamente semelhantes em seus diversos tipos de modelados. A geomorfogênese e a similitude de formas podem ser explicadas por fatores paleoclimáticos e por condicionantes litológicos e estruturais. São exemplos desses compartimentos as Planícies, Depressões, Tabuleiros, Patamares, Chapadas, Planaltos e as Serras.


Mapcard Planaltos do Brasil

3. Mapcards Unidades Geomorfológicas: Disponível no nível estadual, apresenta os arranjo de formas altimétrica e fisionomicamente semelhantes em seus diversos tipos de modelados. A geomorfogênese e a similitude de formas podem ser explicadas por fatores paleoclimáticos e por condicionantes litológicos e estruturais. Cada unidade geomorfológica evidencia seus processos originários, formações superfi ciais e tipos de modelados diferenciados dos demais.


Mapcard Planalto Central Brasileiro - Estado de Goiás.



Mapcards como ferramenta facilitadora para fixação do conteúdo



Os Mapcards são uma importante ferramenta para professores ensinarem conteúdos cuja finalidade é a aprendizagem da extensão e a distribuição dos fenômenos no espaço geográfico, tornando posssível fazer analogias, comparar e diferenciar lugares e processos conforme eles ocorrem ou ocorreram, ou seja, ideal para professores de Geografia e História.


Além disso, através da visualização através das representações espaciais é possível fazer relações de modo a ajudar o professor na abordagem da causalidade de tais configurações espaciais e acontecimentos, ou seja, o estudo dos processos e demais fatores envolvidos.


Ah claro, e o melhor de tudo, é 100% digital e interativo. Experimente agora e comece a ensinar e se divertir compartilhando Mapcards com seus alunos.


Termo de uso

Privacidade

  • Instagram