Mapcards: o que são e como usar com seus alunos


Sua função é facilitar o aprendizado e a memorização da organização do espaço geográfico




Mapcards o que são?


É dito que uma imagem vale mais que mil palavras. Está muito mais que comprovado pela teoria e pela prática o poder de fixação que as figuras têm no aprendizado desde a fase infantil até a adulta. Nem sempre aparatos tecnológicos estão disponíveis para uso em sala de aula, embora se saiba o quanto são importantes e quebram aquele galho para os professores! É nesse contexto que entram os “Mapcards”.


Mapcards são nada mais nada menos que cartões digitais de representações espaciais que auxiliam no aprendizado e memorização da organização do espaço geográfico. É um método que funciona através da repetição, associação e nominação, proporcionando uma aprendizagem rápida, divertida e fluida. Experimente grátis o Mapcards e veja como ele pode tornar sua vida mais fácil e sua aula mais dinâmica!



Um Mapcard vale mais que mil palavras



É de conhecimento de qualquer educador que a dificuldade em memorizar conteúdos curriculares é comum, sendo encontrada em jovens e adultos em diversas ocasiões.

Inúmeros estudos apontam que técnicas ou estratégias cognitivas em conjunto com comportamentos saudáveis podem trazer bons resultados para a memória aumentando o desempenho dos alunos. Dentre essas estratégias de memorização temos os Mapcards.


Entretanto, a memorização com Mapcards poderia ser um processo repetitivo que poderia levar o estudante a sintir-se desestimulado. Para contornar esse obstáculo uma alternativa que encontramos foi buscar apoio em métodos que aumentassem o engajamento e a motivação. Utilizamos então a gamificação.


O objetivo da gamificação é o de promover os comportamentos desejados, como motivar os estudantes em suas revisões de conteúdo, através do uso da mecânica, dinâmica, desafios e estruturas de jogo. Veja como funciona.



Mapcards como ferramenta facilitadora para fixação do conteúdo



Os Mapcards são uma importante ferramenta para professores ensinarem conteúdos cuja finalidade é a aprendizagem da extensão e a distribuição dos fenômenos no espaço geográfico, tornando posssível fazer analogias, comparar e diferenciar lugares e processos conforme eles ocorrem ou ocorreram, ou seja, ideal para professores de Geografia e História.


Além disso, através da visualização através das representações espaciais é possível fazer relações de modo a ajudar o professor na abordagem da causalidade de tais configurações espaciais e acontecimentos, ou seja, o estudo dos processos e demais fatores envolvidos.


Ah claro, e o melhor de tudo, é 100% digital e interativo. Experimente agora e comece a ensinar e se divertir compartilhando Mapcards com seus alunos.


Termo de uso

Privacidade

  • Instagram